quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Circo no Brasil


O circo chega ao Brasil por volta do século XVIII com a fuga de famílias ciganas vindas da Europa. As apresentações consistiam em números teatrais onde eram valorizados a doma de animais selvagens e ilusionismo. Os espetáculos se moldavam de acordo com aceitação e reação do público e era aplicado às suas devidas regiões.

No século XIX foi se formando o estilo brasileiro, instalando-se em periferias, visando a classe popular. Agora a atração principal passava a ser o palhaço, onde era fator essencial para o sucesso do circo.

Palhaço Piolin
Esse estilo pode ser diferenciado pela forma e linguagem como eram apresentados, por exemplo, o palhaço na Inglaterra usava mais da mímica, talvez, pela forte influencia de Charles Chaplin. Já no Brasil, o palhaço tinha como principal característica a fala, deixando o gesto como apenas um complemento. A narrativa era construída a fim de se tornar o vinculo entre artista e público. Também se valia da comédia sorrateira e uso de instrumentos musicais, como violão.

O público brasileiro gosta de números perigosos como malabares em trapézios e domadores de animais, o que desencadeou a entrada de animais selvagens cada vez mais presente nos espetáculos circenses.

No dia 27 de março é comemorado no Brasil o dia do Circo. Data escolhida em homenagem ao palhaço Piolin, nascido em 1897. Era considerado, por todos que o assistiam, como um grande palhaço, obtendo destaque pela grande criatividade cômica e por habilidades ginastas e equilibrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário