quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Animais no circo

Respeitável leitor, o post hoje trata sobre... Que rufem os tambores! Animais de circo.

Quem nunca entrou no picadeiro de um circo tradicional e ficou esperando ver o elefante fantasiado, o bravo domador do leão, os macacos e chimpanzés engraçados, a incrível girafa, etc. Chegam os tão esperados números. As crianças eufóricas, os adultos surpresos e nos final um único som: aplausos. Glorificando o domador e seu número.

A diversão momentânea faz que esqueçamos um fator extremamente importante: como se domina um animal selvagem? Pois com seu gato e cachorro basta uma postura firme, porém, carinhosa, alguns mimos aqui e ali, muita persistência, dias e dias desenvolvendo uma linguagem que ambos entendam e fim! Seu animal fará coisas incríveis e todos vão te aplaudir. Então você pensa: domar um animal selvagem deve exigir muito mais! Preciso aplaudi-lo de pé!

 Então, como se doma um animal selvagem? Trate um leão com mimos e carinhos e é provável que acabe como almoço.

Não existe maneira de fazê-lo sem o uso da violência. Impor o medo, ser temido. Se hoje ao ver notícias e especulações sobre cães torturados e mortos, brigas de galo e etc, causa-nos asco, porque aplaudimos ao circo?

"Como fazer para conseguir a atenção  de um elefante de 5 toneladas? Surre-o. Eis como". Saul Kitchener, diretor do San Francisco Zoological Gardens.


Breve caso sobre Madú. Para aqueles que não conhecem, lhes apresentarei.

Madú no palco. “ÊÊÊÊ um animal fantasiado! Ai que lindo, como ele é fofo.” Fantástico, não?

Quer saber como ele faz para ter uma pele tão bem cuidada, instrução louvável para que possa aparecer assim em todo seu show? Abram-se as cortinas!
              


Sim, são o mesmo elefante.



 
Não vou ficar enfatizando a brutalidade com imagens, mas àqueles que se interessam, podem encontrar as imagens aqui: http://www.uniaolibertariaanimal.com/faces-da-exploracao/entretenimento/circos

Sim, este é o mesmo animal que chegou a matar dois tratadores. Autodefesa? Em fevereiro de 2003 o IBAMA informou que Madú morreu e em seu laudo de necropsia: Provável causa mortis: descarga elétrica provocada por raio (Disponível aqui: http://www.animaisdecirco.org/laudomadu.html )





Joguem um homem para ser comido por leões, aposto que a platéia vai pirar! E realmente pirava, na Grécia antiga. Hoje? Hoje isso é uma brutalidade, vai contra os direitos humanos. Certo, por que ainda usam os animais selvagens mesmo?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário